O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma doença crônica neurobiológica, de causas genéticas, que geralmente começa a dar sinais ainda na infância e pode acompanhar a pessoa durante toda a fase adulta. Alguns especialistas também chamam o TDAH infantil de ‘Distúrbio do Déficit de Atenção’.
De forma geral, os sintomas mais comuns deste tipo de transtorno costumam ser falta de atenção, inquietude, hiperatividade e impulsividade em excesso por parte da criança. Com o crescimento do indivíduo e a evolução do quadro, é comum que a pessoa enfrente situações de dificuldade de memória ou comportamento agitado, sendo facilmente classificada como 'descuidada', 'esquecida' ou 'estabanada'.
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Nesse contexto, é fundamental que pais e professores deem total atenção ao tema para que possam oferecer o suporte necessário às crianças diagnosticadas com TDAH infantil. Afinal, é durante a fase escolar que o transtorno começa a ficar mais evidente, causando uma série de dificuldades para o aluno se desenvolver adequadamente dentro da sala de aula.
Vale destacar que os sintomas do TDAH, quando não tratados adequadamente, geram prejuízos ao rendimento escolar e podem afetar o relacionamento das crianças com outros colegas e até mesmo com a família. Em algumas situações, é possível perceber dificuldades na fala, baixa autoestima, prejuízos na capacidade intelectual, ansiedade, entre outros fatores.
Quais são os sintomas de TDAH infantil?
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH está presente em até 8% da população infantil no país e no mundo todo.
Como vimos acima, o esquecimento constante, a dificuldade de atenção e a agitação são características comuns entre os alunos com o problema.
No entanto, é importante ressaltar que somente um médico especializado pode dar um diagnóstico preciso de TDAH infantil e indicar o melhor tratamento para a criança ou adolescente. Embora o transtorno não tenha cura, a medicina oferece inúmeras alternativas para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida das crianças, garantindo que elas tenham um crescimento saudável.
Geralmente, o tratamento indicado por psiquiatras para o TDAH infantil inclui:
Uso de medicamentos;
Psicoterapia;
Fonoaudiologia;
Assistência pedagógica ;
Mudanças no estilo de vida ;
O acompanhamento dos pais, dos professores e a aplicação de técnicas específicas também contribuem para que a criança possa evoluir de forma positiva.
De qualquer maneira, a equipe escolar e os responsáveis devem sempre observar alguns sinais no dia a dia para evitar que o transtorno prejudique o desenvolvimento infantil ao longo dos anos.
Confira abaixo 15 características que envolvem o TDAH em adultos, adolescentes e crianças:
Agitação constante em casa ou na sala de aula;
Dificuldade em ficar parado em atividades longas;
Não conseguir ficar sentado na sala de aula;
Falta de atenção a detalhes e tarefas escolares;
Dificuldade em escutar as orientações do professor;
Dificuldade em se organizar;
Facilidade em perder objetos, prazos e outras coisas;
Facilidade em se distrair com estímulos externos;
Não consegue brincar calmamente;
Gosta de subir e correr a todo tempo;
Impulsividade e momentos de explosão com os colegas;
Dificuldade em esperar a sua vez de falar;
Tem o hábito de interromper os outros;
Dificuldade em lidar com frustrações.
Como ajudar a criança com TDAH infantil?
Os medicamentos indicados pelo médico vão contribuir para que a criança controle a hiperatividade e impulsividade no dia a dia. Além disso, alguns remédios específicos, como a Ritalina, costumam ajudar na capacidade de concentração dos pacientes.
Por outro lado, o auxílio psicológico tem fundamental importância para auxiliar a criança com seus sentimentos, atitudes e com as habilidades socioemocionais.
Cabe destacar que mudanças na alimentação, redução no uso de cafeína ou produtos industrializados, medicação, aulas de música e a prática de atividade física também são grandes aliados no combate aos sintomas do TDAH na infância.
No ambiente escolar, os professores devem procurar deixar o aluno nas primeiras fileiras para evitar distrações durante a aula. Outra recomendação é incentivar trabalhos em grupos e a interação do estudante com outros colegas.
Os docentes devem, ainda, manter um diálogo constante com os responsáveis e com a coordenação da escola com o intuito de observar a evolução da criança no decorrer do ano.
Projeto de lei prevê tratamento a alunos com TDAH
Em novembro de 2021, o Senado aprovou um projeto de lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce a alunos da educação básica diagnosticados com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. A novidade poderá beneficiar, sobretudo, os estudantes de baixa renda e os pais na busca por informações.
Se aprovado pela presidência, o tratamento oferecido aos alunos englobará a identificação precoce do transtorno, encaminhamento para diagnóstico com profissionais de saúde, apoio educacional na rede de ensino e apoio terapêutico especializado.
O projeto também prevê capacitação para professores da educação básica para que eles consigam identificar os primeiros sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH nos alunos.
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